Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pois Cristo nos ensinou o que é o amor


O que é amor?

O dicionário utiliza da palavra sentimento ou de alguns sinônimos como simpatia e amizade para definir tal vocábulo, mas acredito que essas referências ainda não conseguem explicar perfeitamente o significado correto. Entretanto, você consegue me explicar o que é amor? Tarefa difícil hein. Isso porque amor não é uma palavra que pode ser explicadas com outras palavras; amor está numa categoria especial de palavras que devem ser explicada com atitudes.

Mas quais atitudes definem o que é amor ou qual o parâmetro que define se estou amando ou não alguém? Só uma outra palavra: Jesus.

Se Deus não tivesse se tornado homem, talvez nunca saberíamos o que é amor e como amar, pois não teríamos parâmetro para comparar.

Observando um pouco a sua vida, Cristo nos mostrou o que realmente é amar alguém.


CRISTO NOS ENSINOU QUE AMAR É SE ENTREGAR

Esse é o ponto mais evidente de quando conhecemos a Cristo. A Palavra de Deus fala que "Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu único filho" (João 3.16) e em outro momento o próprio Jesus disse que "não existe amor maior daquele que se entrega pelos seus amigos" (João 15.13). E aqui a palavra entrega não significa apenas seu sacrifício na cruz, mas também no sentido de se doar para as pessoas.

Além disso, Cristo nos dá uma profunda lição: amar é se entregar sem esperar nada em troca, mesmo quando as pessoas venham a falhar conosco.

CRISTO NOS ENSINOU QUE AMAR É INVESTIR NAS PESSOAS

Nunca alguém investiu tanto no ser humano como Jesus. Alguém que amou certas pessoas que até hoje estão à margem da sociedade: prostitutas, ladrões, doentes e mendigos. Alguém que investiu seus últimos três anos para ensinar pescadores e cobradores de impostos sobre o que é amar, mesmo sendo, no fim das contas, traído e abandonado pelos seus amigos. Que palavra pode definir isso?

As vezes reflito por que alguém morreria no meu lugar ou o que eu possuo que seja de valor para essa pessoa? Hoje eu sei a resposta: potencial.

Se analisássemos bem a escolha dos seus discípulos, chamaríamos Jesus de louco. Quem em sã consciência escolheria Pedro, um pescador impulsivo, que não era eloquente ou sábio para transformar o mundo? Ninguém. Porém, Cristo viu potencial na sua personalidade e ele se tornou o líder da Igreja Primitiva.

Paulo é outro exemplo de como Deus não vê como nós vemos. Ele vê o potencial.

CRISTO NOS ENSINOU QUE AMAR É PERDOAR

Mesmo tendo o poder de julgar aquela mulher pega em adultério, ele decidiu perdoá-la (João 8). Mesmo sabendo quem seria aquele que o venderia por algumas moedas de prata, Cristo chamou seu traidor de amigo (Mateus 26.50). E mesmo tendo sido negado e abandonado por seus discípulos, Cristo se entregou de braços abertos.

Ele é o nosso parâmetro do amor. Sem suas atitudes, não saberíamos como amar. Certamente nunca existiu ou existirá um mestre como ele, que não apenas falava sobre amor mas demonstrava com atitudes. Fica aqui a maior lição que Jesus Cristo nos dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário