Páginas

domingo, 4 de outubro de 2015

O difícil processo de frutificar


"É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham [...]"
(Salmos 1.3 NVI)

Deus tem me falado muito sobre frutificação, mais precisamente em Lucas 13.9. De como o cristão precisa ser frutífero - entretanto não entenda o fruto como almas, mas como frutos do espírito (Gálatas 5.19). Porém, frutificar não é fácil ou rápido, é um processo que demanda esforço, tempo e paciência.

Pense por exemplo numa árvore mesmo: ela deve passar por períodos de frio, de calor, chuvas, ventos, tempestades e por cada estação; algumas dela mais áridas e outras mais geladas, tudo para que enfim chegue o tempo propício para que dê seu fruto. Assim entendemos que frutificar não é fácil, muito pelo contrário, é um processo longo, árduo, suscetível a diversas ameaças externas.

Agora leve isso para sua vida espiritual. Dar frutos do espírito é igualmente difícil. Precisamos passar por diversos períodos, alguns são mais secos e aflitivos, outros são tempestivos e frios. E como no mundo físico onde certas estações as noites são mais escuras, na nossa vida também há desses momentos,

Na frente da minha casa há uma grande árvore que em um período do ano ela se desfolha, silenciosa, se preparando para o inverno. Quando a primavera enfim chega, suas grandes folhas começam a brotar. No verão, onde os dia são abafados e o sol é fustigante, sua grande copa se torna um refúgio para as pessoas que passam na rua em busca de uma sombra, de um refrigério. Infelizmente esta árvore não dá frutos, mas caso desse seria outro atrativo para as pessoas.

O que quero dizer é que quando estamos em Cristo, no momento certo iremos nos tornar como esta árvore: nossa vida será um refúgio para as pessoas que conhecemos e se passarmos por todas as aflições e chegarmos no verão das nossas vidas, frutificaremos e nossos frutos serão o diferencial que as pessoas buscarão em nós.

Que nossa oração seja para que sejamos como esta árvore, um refúgio para as pessoas, forte para suportar as dificuldades da vida, mas frutíferas em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário